WhatsApp
Facebook
Escolas Municipais De Campina Participam Do &Quot;Projeto Escola&Quot; Do Grupo Arteris

No dia 12 de junho, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola José Eurípedes Gonçalves tiveram a oportunidade de receber a visita da Polícia Rodoviária Federal e de integrantes do Grupo Arteris, responsável pela gestão de importantes rodovias, como a Régis Bittencourt – BR 116. Durante o encontro, foram realizadas palestras sobre trânsito, mobilidade e meio ambiente.

A visita ocorreu em virtude da participação da Escola Municipal no projeto Escola Arteris, intitulado “Educar para Humanizar o Trânsito”, além do projeto “Viva o Meio Ambiente”, que visa conscientizar e educar sobre questões ambientais em escolas públicas, com o envolvimento das associações dos bairros das comunidades onde o grupo atua.

Durante as palestras, as crianças receberam orientações importantes sobre as práticas corretas no trânsito, o uso adequado do cinto de segurança, os perigos de objetos soltos no interior dos veículos, além de instruções sobre o uso de capacete e roupas apropriadas para motociclistas. Também tiveram a oportunidade de observar como os socorristas realizam os primeiros socorros às vítimas de acidentes de trânsito até a chegada ao hospital mais próximo. Além disso, foram abordadas atividades de conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas, dos seres vivos, bem como do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.

Projeto Escola no município

Ao longo do ano letivo, diversas atividades do Projeto Escola são desenvolvidas, envolvendo professores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. As professoras têm acesso a uma plataforma que oferece atividades alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), jogos intelectivos, vídeos educativos e webinars para todas as faixas etárias. Além disso, é disponibilizada uma revista em quadrinhos com os personagens da Turma do ZéQuest. Além da Escola José Eurípedes Gonçalves, outras escolas urbanas, como Augusto Staben, Marcos Nicolau Strapassoni e Alessandra Cristina Assunção, bem como as escolas rurais Nilce Terezinha Zanetti, João Assunção, Santa Letícia, Humberto de Alencar Castelo Branco e os CMEIs Ernesto Zanona e Guido Irineu Pelanda também participam do projeto no município.

Concurso de Natal

Ao final do ano, após trabalhos pedagógicos nas turmas abordando temas transversais, como trânsito seguro e meio ambiente, é realizado o concurso Cartões de Natal. O concurso envolve alunos de todas as escolas dos municípios acompanhadas pelo Projeto. Os desenhos dos alunos vencedores são premiados em diferentes categorias. Na última edição, em 2020, Campina foi premiada em duas categorias. Os professores e educadores responsáveis por coordenar os trabalhos dos alunos também são agraciados com prêmios.

A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza, destaca a importância desse projeto para conscientizar os alunos sobre a cidadania no trânsito.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook