Alunos do Colégio Estadual João Maria de Barros, no bairro Santa Rosa em Campina Grande do Sul, estão participando do curso “Crescendo e Empreendendo” em parceria com o Sebrae.
O programa piloto iniciou em setembro com duração média de quatro meses, podendo ser estendido para outras turmas.
Segundo gestora do Sebrae local, Angela Comandulli, o programa busca fomentar, através do ensino, o empreendedorismo no município de Campina Grande do Sul. “Levamos o conhecimento sobre comportamentos empreendedores, como forma de abrir a mente dos alunos para novas habilidades. O intuito é proporcionar aos jovens participantes um ambiente repleto de possibilidades, onde eles possam descobrir atitudes empreendedoras e características comportamentais relacionadas ao empreendedorismo. Além disso, é importante destacar a diferença entre trabalho e negócio, encorajando-os a refletir sobre seu futuro”, explica.
Ao todo, 138 alunos de 13 a 14 anos distribuídos nas quatro turmas do 9º período, participam da iniciativa. A programação do curso foi dividida em quatro etapas de forma sequencial, que inclui tarefas de ensino-aprendizagem, oficina de robótica e bate-papo com alunos e coordenadores, entre outras atividades. No momento, os estudantes estão vivenciando a técnica da robótica em que eles têm acesso a conteúdos aplicados em cursos técnicos profissionalizantes, como engenharia, elétrica e eletrônica.

A credenciada do Sebrae na área de empreendedorismo e gestão de projetos, Vera Lucia Inês Philippsen, explica a metodologia do programa. “A partir da experiência de cada aluno, criamos um conjunto de possibilidades empreendedoras para que eles possam agir como protagonistas de suas próprias histórias. Isso fortalece a capacidade de transformar o mundo em que vivem, ampliando suas possibilidades de realizar sonhos e de preparar-se para enfrentar riscos e mudanças”, diz.
O programa desenvolvido pelo Sebrae conta com o patrocínio da QBCAMP (Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul) e apoio do Clube da Robótica, além de empresas da região.

