WhatsApp
Facebook
Alunos Da Rede Estadual Partem Para Intercâmbio De Seis Semanas Na França

Quarenta estudantes da rede estadual de ensino embarcaram na tarde de segunda-feira (6) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com destino à França como parte do programa Ganhando o Mundo França. Durante um período de seis semanas, esses alunos participarão de um intercâmbio com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos culturais e acadêmicos, bem como aprimorar suas habilidades no idioma francês.

A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado e viabilizada pela Secretaria da Educação, selecionou estudantes que frequentam os Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) nos seguintes colégios: Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Julia Wanderley (Curitiba), Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava), Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).

Mariana Diogo Leite, aluna do ensino médio do Júlia Wanderley, foi uma das selecionadas. Já na hora do embarque, a jovem vislumbrava com grande expectativa as semanas à frente. “Durante minha permanência na França, darei o máximo para assimilar o conhecimento da cultura, especialmente no aprendizado do francês”, afirmou.

Outro estudante que não escondia a empolgação com a experiência é Natan dos Passos Freitas Maciozek, aluno do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná. “Estou muito feliz por participar desta primeira edição do programa. É uma experiência única, poderei vivenciar momentos de grande aprendizagem que levarei para o resto da vida. Vou compartilhar com meus colegas e familiares quando retornar”, disse ele.

“O francês é uma das línguas mais faladas e estudadas no mundo, sendo amplamente utilizada em organizações internacionais, tornando-se valiosa para a comunicação global. Saber francês e conhecer mais da cultura do país, certamente abre portas em diversas áreas profissionais, como negócios, turismo e relações internacionais”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda. “O Ganhando Mundo França é oportunidade única para que os estudantes enriqueçam seus conhecimentos acadêmicos, sociais e culturais”, afirmou.

O programa Ganhando o Mundo foi criado em 2019 para ampliar o repertório cultural e acadêmico de estudantes e professores. Para os alunos, ele oferece vivências e experiências no exterior, consolidando uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná. Além disso, ajuda a desenvolver autonomia e aprimorar o domínio da língua inglesa. Até o início de 2024, o programa levará mil alunos para Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

O intercâmbio para a França nesta edição representa um investimento de R$ 1,2 milhão. A Secretaria da Educação cobre os custos das passagens aéreas e da emissão de passaportes dos estudantes paranaenses, e cada aluno receberá uma ajuda de custo de R$ 2.400 dividida em três parcelas, com a primeira e a segunda destinadas a despesas iniciais e a terceira após 30 dias. Além disso, os estudantes contarão com seguro de viagem e de saúde enquanto estiverem na França.

No mesmo ano, 99 professores da rede estadual de ensino também foram selecionados na primeira edição do programa Ganhando o Mundo para professores. Eles embarcaram para a Finlândia e Canadá, onde participarão de cursos de formação contínua.

Foto: Silvio Turra / Seed-PR

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook