WhatsApp
Facebook
Alerta laranja: Câmara de Curitiba apela por medidas contra o calor

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sugeriu ao Executivo diversas medidas para lidar com a onda de calor, em conformidade com o alerta laranja emitido para o Paraná. Estas incluem a instalação de tendas em pontos estratégicos para proteger pessoas na rua, o fornecimento de água potável em locais movimentados, o acesso a prédios públicos com ar-condicionado, a disponibilização de ventiladores em unidades de acolhimento, a alocação de ambulâncias para atender casos de desidratação ou insolação, e o reforço de campanhas informativas sobre como enfrentar a onda de calor.

As sugestões foram apresentadas pelo vereador Nori Seto (PP) e aprovadas em votação simbólica. Elas foram inspiradas na Operação Altas Temperaturas da Prefeitura de São Paulo. O vereador Seto alertou para a previsão de que a temperatura em Curitiba possa chegar aos 37º C e destacou a necessidade de preparação diante dessa situação.

O alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a temperatura no Norte do Paraná será 5º C mais alta do que a média histórica, representando uma situação de perigo. Mesmo fora da faixa mais afetada pela onda de calor, Curitiba está inserida no alerta amarelo do Inmet, que aponta “perigo potencial”. Essa onda de calor vem com baixa umidade do ar, requerendo maior hidratação, e a possibilidade de chuvas localizadas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook