WhatsApp
Facebook
Agronutri inicia as atividades em Quatro Barras

A paranaense Agronutri, especializada na produção de alimentação animal para o setor agro, inaugurou na última quinta-feira (19) seu parque fabril em Quatro Barras.

Instalada às margens da BR-116, na região central do município, a nova fábrica deve produzir um volume de 35 mil toneladas ao ano.

Com 58.650 metros quadrados de área, 7.200 metros quadrados construídos, o complexo industrial recebe um investimento que ultrapassa R$ 15 milhões. Nesse primeiro momento, a empresa está gerando 30 empregos diretos, com perspectiva futura de alcançar mais de 100 novos postos de trabalho nos próximos cinco anos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de empresários, autoridades e profissionais do setor. O público presente pôde conhecer as dependências da fábrica, que durante a década de 90 abrigou a antiga Nutris. Além dos discursos dos gestores da Agronutri e autoridades, os responsáveis técnicos pela fábrica fizeram ainda uma breve apresentação prática dos processos de produção dos insumos antes da comercialização.

Parceria e tecnologia

A unidade conta com tecnologia de ponta, automação e rastreabilidade no segmento de nutrição animal, com foco em alta produtividade. Através de uma parceria com a farmacêutica espanhola Farm Faes, detentora das marcas Ingaso e TecnoVit, a fábrica além de vender seus produtos para terceiros, também irá produzir e comercializar no Brasil suplementos nutricionais para suínos que englobam produtos formulados, como núcleos, premixes e concentrados nutracêuticos (alimentos bioativos e livres de fármacos).

Os suplementos produzidos em parceria com a Farm Faes são livres de fármacos e foram recém-registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A empresa espanhola Farm Faes já trabalha com esta tecnologia há anos, e a parceria com a Agronutri, traz essa inovação para o mercado brasileiro”, explica o diretor-fundador da Agronutri, Fábio Ebrahim.

Fábio Ebrahim conta que o período entre o projeto de criação da empresa e a inauguração oficial da fábrica durou cerca de dois anos. Nesse período, a fabricante trouxe núcleos vitamínicos e fórmulas especialmente elaboradas para leitões em suas fases iniciais de desenvolvimento.

“Conheci os executivos da Farm Faes durante uma viagem que fiz à Europa. Fizemos alguns contatos e experiências nesse período, sendo possível a homologação de quatro produtos que serão produzidos aqui. São mais de 100 fórmulas diferentes de cada item, voltadas para as diferentes fases de desenvolvimento de leitões”, explica Ebrahim.

O gerente LATAM Farma Faes, José Eugenio Gonzalez Ramos, celebrou a parceria com a Agronutri. Para ele, as expectativas entre as duas empresas são uma só: marcar presença no mercado da suinocultura. “É o começo de uma parceria na qual temos muita confiança e muitas expectativas para o futuro. Achamos o melhor parceiro para iniciar nossa trajetória em território brasileiro e na América Latina. A Farm Faes foi pioneira em tirar fármacos dos animais na Espanha e agora também será destaque nesse continente”, disse. 

Para o gerente Internacional da Farm Faes, Javier Ibarrola, a parceria vai contribuir para novos horizontes comerciais para suinocultores brasileiros. “O Brasil é um dos maiores exportadores de carne suína do mundo. Nossos suprimentos atendem as exigências do mercado europeu e também global, pois não possuem antibióticos ou fármacos tradicionalmente usados. Dessa forma, os suinocultores brasileiros poderão competir de igual para igual com os produtores de todo o mundo”, afirma.

Desenvolvimento

Também presente na inauguração da fábrica, o prefeito Loreno Tolardo disse que o investimento representa desenvolvimento e geração de emprego para o município. “Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico nós conseguimos os incentivos necessários – a nível municipal – para instalação de mais esse empreendimento em nossa cidade. A implantação desse complexo é uma notícia que nos traz muita satisfação, já que a empresa será mais um indutor de desenvolvimento, gerando novos empregos e renda à nossa população. ”

Presenças

Além da presença dos já mencionados nessa matéria, estiveram presentes o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul (QBCAMP, Luiz Minatti; o deputado estadual Ney Leprevost; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Cezar Creplive; o vereador Edson Negão, bem como dos secretários municipais Frederico Bernardi, Paulo Cesar de Lima, Laertes Andreatta e Vagner Pertel dos Santos. 

Fotos: ZNE Studio

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook