WhatsApp
Facebook

Assim como as UBS, o Pronto Atendimento 24 horas e o SAMU têm áreas de atuação distintas, dentro do Sistema Municipal de Saúde, a Academia da Saúde oferece serviços específicos de atendimento aos pacientes. 
    
Ainda pouco conhecida pela população, já que logo que passou a funcionar em 2019, a academia teve suas atividades interrompidas em razão da pandemia – voltando a funcionar apenas em março deste ano -, a unidade vem desde então retomando seus múltiplos atendimentos, de forma gratuita ao cidadão.

Neste local, que funciona de segunda a sexta-feira, uma equipe de profissionais realiza atendimentos na área de homeopatia (para crianças e adultos); fisioterapia (com quiropraxia, osteopatia, entre outras técnicas utilizadas em pacientes no pós-operatório ou tratamentos de saúde; psicologia (com rodas de conversa para terapia em grupo e o atendimento “Caminhando e Conversando”, para terapia individual); massoterapia; auriculoterapia; além de oferecer sessões de pilates e zumba, também voltadas à reabilitação de pacientes.
    
A diferença oferecida nestes tratamentos é a visão global de saúde e bem-estar do paciente, conforme explica a médica homeopata, Dra. Susy Eliete Spanhol, que há 15 anos atua na área de Saúde do município. 

“Na Academia da Saúde, o paciente encontra tratamentos alternativos para vários problemas de saúde, como fibromialgia, dores crônicas, ansiedade, stress; comtemplando também crianças com transtornos de comportamento, gestantes com edemas limitantes, entre outras demandas. Aqui não tratamos a doença, mas a pessoa como um todo”, enfatizou Dra. Susy. 
    
A Academia da Saúde preconiza práticas corporais e atividades físicas, a promoção da alimentação saudável, a mobilização da comunidade, a educação em saúde, práticas artísticas e culturais, e a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis.

Todos os atendimentos são preconizados pelo Ministério da Saúde, dentro de conceitos que abrangem, cada vez mais, a visão de olhar o paciente de forma integral, visando seu bem-estar e sua qualidade de vida. Os serviços são agendados e podem ser individuais ou em grupo, conforme a demanda e o tipo de atendimento. 

Melhorias visíveis
Quem experimenta os tratamentos na academia traz relatos importantes de melhora.    A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que a academia é mais um braço importante do sistema de saúde, ao oferecer tratamentos alternativos para a melhora e a reabilitação dos pacientes. “Temos uma equipe bastante comprometida em oferecer o melhor atendimento à nossa população, com fisioterapeuta, homeopata, psicóloga, terapeuta holística e dois educadores físicos, disponibilizados através de parceria com a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude, sempre visando a prevenção e a promoção da saúde”, disse a secretária.
    
O prefeito Loreno Tolardo, que firmou o programa da academia junto ao governo federal em sua segunda gestão, destacou a busca contínua do município para garantir um atendimento efetivo na área da Saúde. “Temos buscado, a todo momento, ampliar os serviços, encurtar distâncias, investir na prevenção e na promoção da Saúde, focando em primeira linha o bem-estar e a qualidade de vida da população. E a Academia da Saúde tem um papel importante dentro desta visão”, destacou Tolardo.    

Encaminhamento
Os múltiplos tratamentos oferecidos na academia são gratuitos e estão à disposição da população, mediante agendamento. É importante frisar que o encaminhamento à academia deve ser feito na Unidade Básica de Saúde de referência, ou seja, a mais próxima do local de residência do morador.

Dúvidas sobre os atendimentos prestados podem ser esclarecidas no telefone: (41) 3671-8800, ramal 7756, ou pelo WhatsApp (41) 99649-0377. A academia funciona na Rua Severiano Rolim de Moura, nº 28A, no bairro Jardim Pinheiros (Humaitá).

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook