WhatsApp
Facebook
A Grande Curitiba cada vez mais unida: uma visão de futuro para o desenvolvimento de toda a RMC

A Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba concretiza uma visão voltada para a integração e o desenvolvimento conjunto entre a capital do Estado e os demais 28 municípios metropolitanos.

Leverci Silveira Filho, o secretário de Curitiba que possui a missão de conduzir a pasta, destaca que há uma forte interdependência entre Curitiba e região. “Isso exige mais integração entre os gestores municipais”, explica Leverci.

“A secretaria é um meio e não um fim, unindo esforços e compartilhando experiências, ações, projetos, para o desenvolvimento de toda uma região. Não há limites quando se trabalha com integração, esse é o mote do Pró-Metrópole, o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba”, observa o secretário, que também exerce o secretariado executivo do programa.

Para o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, a região metropolitana nunca esteve tão unida. “Há uma notável sinergia entre prefeitos, associações e federações do segmento produtivo e Governo do Estado”, comenta Eduardo.

Leverci Tem A Missao De Conduzir A Pasta Municipal E Ajudar Outros 28 Municipios Metropolitanos 2 A Grande Curitiba Cada Vez Mais Unida: Uma Visão De Futuro Para O Desenvolvimento De Toda A Rmc
Leverci tem a missão de conduzir a pasta municipal e ajudar outros 28 municípios metropolitanos

Mercado Comum

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é o mentor do ideal de um Mercado Comum Metropolitano abrangendo uma população de 3,5 milhões de habitantes.
Com essa intenção, segundo Leverci, Curitiba tem grande responsabilidade como indutora do desenvolvimento regional.

“O momento apresenta um cenário consolidado de união muito forte entre Prefeitura de Curitiba, Associação dos Municípios da RMC, as demais 28 prefeituras, Governo do Estado, universidades, associações e federações empresariais produtivas. A linha condutora desta gestão Rafael Greca / Eduardo Pimentel é a integração, seja por meio de políticas públicas, compartilhamento de ações e serviços ou planejamento conjunto, pois a grande Curitiba é uma só”, reforça Leverci.

O secretário cita o exemplo da alimentação escolar, que em 2017 utilizava 11% de produtos hortifrutigranjeiros oriundos da área metropolitana. “Hoje esse índice está em 60%”, exemplifica o secretário.

Proex E Outro Programa De Destaque Da Secretaria A Grande Curitiba Cada Vez Mais Unida: Uma Visão De Futuro Para O Desenvolvimento De Toda A Rmc
Proex é outro programa de destaque da secretaria

 Outro resultado aponta para o lançamento do Portal do Turismo Metropolitano, em outubro, um aplicativo que vai estimular as atividades turísticas na região. “As atrações são históricas, gastronômicas, além de belezas naturais”, pontua.

Há ainda estímulos às cooperativas da agricultura familiar, em parceria com outras secretarias e associações. “Outro importante resultado foi o planejamento para todo o território, capitaneado pela Secretaria da RMC e desenvolvido em parceria com todos os municípios, integrando o plano plurianual do Estado com investimentos assegurados”, afirma.

Além desses resultados, o Programa de Extensão Universitária na Região Metropolitana de Curitiba (Proex) leva o trabalho acadêmico aos municípios e que tem consolidado importantes ações como o parque tecnológico da Lapa, e um Centro de recuperação de vida silvestre em Contenda, entre outros programas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook