WhatsApp
Facebook
6º Mutirão de Castração de São José dos Pinhais realiza a operação em 670 animais

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais concluiu o 6º Mutirão de Castração, atendendo 670 animais, sendo 372 caninos e 298 felinos. O procedimento foi realizado pelo castromóvel, que esteve na Usina da Música de 13 a 16 de dezembro.

O castromóvel, introduzido em 2023, ampliou a capacidade de atendimento diário, chegando a 200 animais por dia e deslocando-se pelos bairros para facilitar o acesso da população. As clínicas credenciadas, por sua vez, conseguem atender gratuitamente cerca de 30 animais por semana.

A castração é uma cirurgia simples e crucial, visando melhorar a qualidade e o tempo de vida dos animais, controlar a população de animais de rua, reduzir o risco de doenças infecciosas, controlar comportamentos indesejados e diminuir o risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas.

No decorrer de 2023, seis mutirões de castração foram realizados pela Semma, totalizando cinco mil animais. Além disso, 500 castrações gratuitas foram realizadas por clínicas credenciadas. A projeção para 2024 é castrar seis mil animais pelo castromóvel e cinco mil pelas clínicas.

O Programa de Castração da Semma oferece castrações gratuitas para famílias atendidas pelos Programas Sociais. O objetivo é controlar o número de cães e gatos nas ruas, promovendo um ambiente mais saudável e seguro. Os interessados devem atender a pré-requisitos, incluindo residência no município, renda familiar de até três salários mínimos e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Cada família inscrita no programa pode realizar a castração em até dois animais, com idade entre 6 meses e 8 anos. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/3F8Q7dR. Para mais informações, o WhatsApp é (41) 9 9962-4163.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook