WhatsApp
Facebook

Ao longo de janeiro, 579 estudantes da rede estadual de ensino iniciaram intercâmbios fora do Brasil pelo programa “Ganhando o Mundo”, do Governo do Paraná. Deste total, 187 estudantes embarcaram para o Canadá no último dia de embarque do mês. Os destinos também incluíram Inglaterra (50 estudantes), Canadá (339 estudantes) e Austrália (190 estudantes).

Em fevereiro, mais 363 estudantes participarão de intercâmbios para Canadá e Nova Zelândia, e em agosto, aproximadamente 58 alunos viajarão para os Estados Unidos, totalizando mil alunos beneficiados nos cinco países de língua inglesa.

O programa visa proporcionar aos adolescentes uma imersão acadêmica e cultural durante um semestre letivo no exterior, para que possam atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido após o retorno ao Brasil. Os participantes, com idade média entre 15 e 16 anos, representam diversas regiões do estado e muitos estão vivenciando sua primeira experiência internacional.

Os custos da viagem, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, vistos, passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguros-viagem, matrícula, mensalidade escolar no exterior, materiais didáticos, uniforme e documentação, são cobertos pelo programa. Além disso, os estudantes recebem um auxílio mensal de R$ 800,00 durante o período de intercâmbio. Nesta fase do programa, a Secretaria de Educação investiu R$ 81,2 milhões.

A seleção dos participantes considerou critérios como média superior a 7 e frequência acima de 85%. A classificação final levou em conta a nota padronizada na Prova Paraná Mais, certificados obtidos na plataforma Inglês Paraná e certificados de participação como Aluno Monitor. Os alunos selecionados puderam escolher os países de destino com base na posição alcançada na classificação final.

Esta é a maior fase do programa de intercâmbio do Governo do Estado, que já enviou 200 estudantes para Canadá e Nova Zelândia e 40 alunos para a França desde 2022.

Foto: Lucas Fermin / SEED

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Angeli