WhatsApp
Facebook
4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional aborda busca por alimentação saudável para todos

Quatro Barras sediou a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na última terça-feira (11), um evento de grande importância para discutir e propor novas medidas relacionadas ao combate à fome e à garantia de alimentação saudável e de qualidade para todos, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A conferência, organizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) em parceria com a Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, reuniu autoridades e representantes de entidades governamentais e da sociedade civil.

Dentre os presentes estavam representantes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – além de profissionais ligados ao setor, produtores rurais e moradores locais.

Com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência promoveu debates e discussões para fortalecer as políticas públicas do município.

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo destacou os avanços conquistados por Quatro Barras, como o apoio à cooperativa, o fornecimento de alimentos orgânicos para a merenda escolar e programas sociais, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (Selo SIM) e a recente sanção da lei do SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A secretária de Desenvolvimento Social e Família, Daniela Ribeiro Cunha, ressaltou a importância do engajamento das instituições para atender às famílias em vulnerabilidade, as mais afetadas no que diz respeito à segurança alimentar.

Durante a conferência, o secretário executivo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Valdenir Veloso Neto, apresentou dados sobre a fome no Brasil e os desafios enfrentados, especialmente após a pandemia da Covid-19. Ele também abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios diante desse cenário, com quedas nos repasses e orçamento reduzido.

Após momentos de reflexão, os participantes foram divididos em grupos para discutir os três eixos principais da conferência. As propostas discutidas foram apresentadas e aprovadas pela plenária.

Também foram eleitos os novos conselheiros que conduzirão o COMSEA nos próximos dois anos: OAB, AMES, Instituto Caminho do Meio, Pastoral da Criança, CEEB Sukhavati e Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras.

A conferência foi marcada por apresentações culturais e artísticas relacionadas ao tema, com os artistas Krysthian Ratier, Dan Rojas e Melina Mulazani, que ressaltaram a importância da terra, da preservação ambiental e da convivência harmoniosa entre seres humanos e natureza, enfatizando também a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e saudáveis para a saúde humana.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook