WhatsApp
Facebook
Segunda-Edição-Festa-Do-Canteiro-Em-Quatro-Barras

A Festa do Canteiro, carregada de tradição e simbolismo, encantou o público em sua segunda edição, realizada no último domingo (2) no Distrito de Borda do Campo, superando todas as projeções. Atraindo uma multidão do início ao fim, a festa que já figura no calendário oficial da cidade, ofereceu uma agenda diversificada e abrangente.

Logo pela manhã, aproximadamente 200 pessoas integraram a Caminhada das Cantarias, realizando um percurso de oito quilômetros que incluso passa por uma das pedreiras locais.

Simultaneamente, uma extensa estrutura com palco, stands e vários brinquedos para o divertimento infantil já esperavam os visitantes que marcaram presença em grande número na celebração, ao lado da Subprefeitura da Borda do Campo.

Quatro Barras Festa Dos Canteiros 2ª Festa Do Canteiro Valoriza A Arte Dos Canteiros Em Quatro Barras
Fotos: Divulgação/ Prefeitura Quatro Barras.

Espetáculos com artistas locais como o Grupo de Samba Joia Rara, Banda Passagem Secreta, Chris Doviski e Jaqueline, TCP Sertanejo, Jean Lucas e Gabriel, Grupo Os Bilias e Cleiton Lima animaram a festa até o cair da noite. Também se destacou o artista Pedro Cordeiro, que deu início aos shows com uma música dedicada aos canteiros.

O evento ainda contou com uma edição especial do Programa Domingão da Família, com diversas atrações e atividades infantis; Feira de Artesanato e Gastronomia; Exposição de Obras de Arte; Feira de Adoção Animal e Praça de Alimentação; além de estandes da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras e da Defesa Civil; e espaço dedicado ao Projeto Cabide Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.

Quem explorou os estandes da Feira de Artesanato e Gastronomia encontrou uma variedade de produtos. Crochê, artesanato, acessórios, produtos artesanais em madeira, além de itens gastronômicos, como sanduíches, espetinhos, pasteis, bolos, churros, crepes e quentão, além da deliciosa costela fogo de chão fizeram sucesso entre os visitantes.

Festa Canteiros Quatro Barras 1 2ª Festa Do Canteiro Valoriza A Arte Dos Canteiros Em Quatro Barras
Fotos: Divulgação/ Prefeitura Quatro Barras.

Também foram destacados atrativos como o touro mecânico e as oficinas de cantaria (onde foi possível ver de perto como é realizado o corte manual das pedras) e de artistas locais. Brinquedos e algodão doce gratuitos também encantaram o público infantil.

O prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin fizeram questão de prestigiar a programação, ressaltando o valor cultural da Festa do Canteiro. “É uma forma de homenagear estes profissionais que guardam um dos principais legados e tradições de Quatro Barras, especialmente da Borda do Campo. Com sua habilidade e um conhecimento passado de pai para filho, os canteiros ajudaram a desenvolver nosso município e a levar o progresso para tantas cidades, a exemplo de Curitiba, onde vários materiais podem ser vistos em ruas, monumentos e praças”, destacou Tolardo.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que é natural da Borda do Campo, também salientou a justa homenagem aos canteiros. “Devemos valorizar continuamente este ofício que embasou a nossa economia por tantos anos. Um ofício que é arte, habilidade, conhecimento, que é uma marca e um legado da Borda do Campo”, enfatizou Jarbas.

Ambos também destacaram a relevância da festa para a comercialização de produtos locais e a promoção do Distrito de Borda do Campo, uma região, de acordo com eles, com vasto potencial turístico e de grande legado histórico e cultural.

Festa Em Quatro Barras 2ª Festa Do Canteiro Valoriza A Arte Dos Canteiros Em Quatro Barras
Fotos: Divulgação/ Prefeitura Quatro Barras.

Adriana Heindyk Mocelin, secretária de Cultura e Turismo — pasta responsável pela organização do evento —, afirmou que a avaliação do evento superou as expectativas. “Tivemos uma grande adesão do público do início ao fim. Foi uma festa muito bonita, um momento de prestigiar e valorizar os canteiros, a tradição da cantaria e toda a contribuição que esta atividade já trouxe a Quatro Barras e que continua a trazer. Só temos a agradecer todas as secretarias participantes, nossa equipe que trabalhou para que tudo ocorresse da melhor forma e a todos os parceiros que estiveram conosco”, disse Adriana.

Presenças

Muitas famílias da Borda do Campo marcaram presença na 2ª edição da Festa do Canteiro. Autoridades como o prefeito Loreno Tolardo; o vice Jarbas Mocelin; o desembargador do TJPR, José Laurindo de Souza Netto; secretários municipais e vereadores também compareceram. Um público de várias idades que teve a oportunidade de interagir e aproveitar o momento festivo.

A cantaria

Canteiro é o termo usado para se referir aos profissionais que, com habilidade e conhecimento, fazem o corte artesanal do granito. A partir da cantaria, são produzidos paralelepípedos, lousas, monolitos, esculturas e pedestais, entre muitos outros itens habilmente cortados pelos canteiros.

Essas peças podem ser observadas em Quatro Barras e em vários municípios metropolitanos, de forma especial também em Curitiba, em suas praças, memoriais, ruas e logradouros públicos. Uma arte profundamente enraizada na história e na cultura paranaense.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura Quatro Barras

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook