A Festa do Canteiro, carregada de tradição e simbolismo, encantou o público em sua segunda edição, realizada no último domingo (2) no Distrito de Borda do Campo, superando todas as projeções. Atraindo uma multidão do início ao fim, a festa que já figura no calendário oficial da cidade, ofereceu uma agenda diversificada e abrangente.
Logo pela manhã, aproximadamente 200 pessoas integraram a Caminhada das Cantarias, realizando um percurso de oito quilômetros que incluso passa por uma das pedreiras locais.
Simultaneamente, uma extensa estrutura com palco, stands e vários brinquedos para o divertimento infantil já esperavam os visitantes que marcaram presença em grande número na celebração, ao lado da Subprefeitura da Borda do Campo.
Espetáculos com artistas locais como o Grupo de Samba Joia Rara, Banda Passagem Secreta, Chris Doviski e Jaqueline, TCP Sertanejo, Jean Lucas e Gabriel, Grupo Os Bilias e Cleiton Lima animaram a festa até o cair da noite. Também se destacou o artista Pedro Cordeiro, que deu início aos shows com uma música dedicada aos canteiros.
O evento ainda contou com uma edição especial do Programa Domingão da Família, com diversas atrações e atividades infantis; Feira de Artesanato e Gastronomia; Exposição de Obras de Arte; Feira de Adoção Animal e Praça de Alimentação; além de estandes da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras e da Defesa Civil; e espaço dedicado ao Projeto Cabide Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família.
Quem explorou os estandes da Feira de Artesanato e Gastronomia encontrou uma variedade de produtos. Crochê, artesanato, acessórios, produtos artesanais em madeira, além de itens gastronômicos, como sanduíches, espetinhos, pasteis, bolos, churros, crepes e quentão, além da deliciosa costela fogo de chão fizeram sucesso entre os visitantes.
Também foram destacados atrativos como o touro mecânico e as oficinas de cantaria (onde foi possível ver de perto como é realizado o corte manual das pedras) e de artistas locais. Brinquedos e algodão doce gratuitos também encantaram o público infantil.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo e o vice-prefeito Jarbas Mocelin fizeram questão de prestigiar a programação, ressaltando o valor cultural da Festa do Canteiro. “É uma forma de homenagear estes profissionais que guardam um dos principais legados e tradições de Quatro Barras, especialmente da Borda do Campo. Com sua habilidade e um conhecimento passado de pai para filho, os canteiros ajudaram a desenvolver nosso município e a levar o progresso para tantas cidades, a exemplo de Curitiba, onde vários materiais podem ser vistos em ruas, monumentos e praças”, destacou Tolardo.
O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que é natural da Borda do Campo, também salientou a justa homenagem aos canteiros. “Devemos valorizar continuamente este ofício que embasou a nossa economia por tantos anos. Um ofício que é arte, habilidade, conhecimento, que é uma marca e um legado da Borda do Campo”, enfatizou Jarbas.
Ambos também destacaram a relevância da festa para a comercialização de produtos locais e a promoção do Distrito de Borda do Campo, uma região, de acordo com eles, com vasto potencial turístico e de grande legado histórico e cultural.
Adriana Heindyk Mocelin, secretária de Cultura e Turismo — pasta responsável pela organização do evento —, afirmou que a avaliação do evento superou as expectativas. “Tivemos uma grande adesão do público do início ao fim. Foi uma festa muito bonita, um momento de prestigiar e valorizar os canteiros, a tradição da cantaria e toda a contribuição que esta atividade já trouxe a Quatro Barras e que continua a trazer. Só temos a agradecer todas as secretarias participantes, nossa equipe que trabalhou para que tudo ocorresse da melhor forma e a todos os parceiros que estiveram conosco”, disse Adriana.
Presenças
Muitas famílias da Borda do Campo marcaram presença na 2ª edição da Festa do Canteiro. Autoridades como o prefeito Loreno Tolardo; o vice Jarbas Mocelin; o desembargador do TJPR, José Laurindo de Souza Netto; secretários municipais e vereadores também compareceram. Um público de várias idades que teve a oportunidade de interagir e aproveitar o momento festivo.
A cantaria
Canteiro é o termo usado para se referir aos profissionais que, com habilidade e conhecimento, fazem o corte artesanal do granito. A partir da cantaria, são produzidos paralelepípedos, lousas, monolitos, esculturas e pedestais, entre muitos outros itens habilmente cortados pelos canteiros.
Essas peças podem ser observadas em Quatro Barras e em vários municípios metropolitanos, de forma especial também em Curitiba, em suas praças, memoriais, ruas e logradouros públicos. Uma arte profundamente enraizada na história e na cultura paranaense.
Fotos: Divulgação/ Prefeitura Quatro Barras