WhatsApp
Facebook
20 Edição Da Festa Trentina Está Marcada Para O Dia 2 De Julho Em Piraquara

A 20ª edição da Festa Trentina está marcada para 2 de julho, em Piraquara, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. O evento, que terá início às 11h, celebra a tradição da cultura italiana mantida na região pelos imigrantes, que se instalaram no município em 1878. A festa proporcionará aos visitantes a oportunidade de explorar a colônia Trentina do Paraná, apreciar a culinária local e desfrutar das esplêndidas paisagens dos mananciais da serra.

A festa deste ano é uma celebração da comunidade de Piraquara e do legado das 59 famílias da Província de Trento, que fundaram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol há 145 anos. Entre as atrações programadas estão apresentações do grupo folclórico italiano “Primo Amore”, exibição de carros antigos, o tradicional bingo, e um museu do turismo. O evento deste ano apresenta uma nova atração — uma exposição cultural que estará disponível para os visitantes no Parque Trentino. A feira terá ainda 30 barracas oferecendo comidas, artesanatos e mais.

O almoço incluirá pratos típicos italianos e os ingressos para a refeição já estão disponíveis para compra na Villa do Colono, ou por telefone nos números 99905-4019 e 99698-7715. O evento não só fortalece a tradição Trentina na região, mas também beneficia os produtores locais, responsáveis pela produção da maioria dos alimentos servidos na festa.

História

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi estabelecida em 1878 por 59 famílias originárias da Província de Trento, na Itália, que trouxeram para Piraquara seus costumes, sabores e tradições, bem como a imagem de Nossa Senhora da Assunção, que é hoje a padroeira da Igreja da Colônia. A imagem foi restaurada na Itália em 2009 e retornou ao município dois anos depois. A Festa Trentina é uma celebração anual da comunidade, reconhecendo o pioneirismo dessas famílias e a união entre elas.

Serviço

Data: 02/07/2023
Horário: A partir das 11h
Local: Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Contatos para ingressos: (41)99905-4019 / (41) 99698-7715.

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook